domingo, 27 de junho de 2010

Aqui há Musica

AQUI pode ouvir mil e uma canção clik muita musica)

As Debilidades das Comunicações

Sirvo-me desta foto de um Rádio do qual não sei o nome,origem ou se foi utilizado pelas N.F.ARMADAS,(an/prc-10 ou an/prc-25),mas tão só para descrever um pouco das grandes deficiências por que passei no Catur nos anos 1969-70.
Nessa altura o RACAL ainda não tinha aterrado naquela base.
Os existentes, excepto o an/grc-9  que pelo elevado peso não dava jeito nenhum transportar às costas,os outros tinham alcance reduzido não me recordo se da velhice ou de nascença.
Não raras foram as vezes,para não dizer sempre pois muitos diriam impossível, que a partir de 10-15km do quartel ficamos sem qualquer contacto,entregues a nós próprios e à sorte que foi muita que quase nem sentíamos a falta de tão preciso meio de ajuda como era a comunicação.
Exceptuando alguns pequenos desencontros de avaliar as causas de tamanha deficiência entre mim e o Comandante de pelotão tudo correu bem com na ajuda dos Rádiosmontadores Malheiro,Albuquerque que tudo faziam quer testando e melhor confirmando que os ditos rádios estavam mesmo ultrapassados,mas a melhor ajuda veio do IN. (FRELIMO)que mais ou menos nos foi deixando em paz..(Obrigado)Frelimo.Viva o RACAL.
Quimarques



Recordar faz hoje 48 anos que no cais de Alcântara/R.Infataria 1 me separei do meu grande Amigo aqui na foto ao meu lado .Falo  de José  ...