terça-feira, 27 de julho de 2010

Grandes Barracadas

quartel de furancungo
A história e a comparação destas quatro (barracas)casernas de chapa zincada.Vistas parecem diferentes, As instaladas no Catur apenas aparentam ser mais vistosas e são pois o tempo  o montar, desmontar e transportar não é certamente o melhor meio de as conservar, e do CATUR para FURANCUNGO apanharam um pouco de cacimbo.Mas a verdade repito quatro são as mesmas, a história é longa e quarenta anos passados a minha memória não me permite conta-la com toda a exatidão,pelo facto peço desculpa em especial aos meus companheiros( SAPADORES)da aventura por não saber os respectivos  nomes Serve tudo isto para contar o que talvez o improviso leva a tanto desperdício.Senão vejamos, CATUR foi a base da CCS . B.CAÇ.2895 no período Novembro 1969 a Setembro 1970 fomos rendidos pela 4ª C. do B.Caç 20 Vila Cabral?. A partir de SETEMBRO Peregrinamos para Furancungo,tendo ao que parece CATUR por estar mais passificado(calmo) perdido a influência tida até então.Ao invés FURANCUNGO foi reforçado para tal  decidiram as (cabeças pensantes)que as citadas (barracas) estavam a mais no CATUR e  faziam falta em FURANCUNGO.Até aqui seria tudo razoável pois havia que poupar,cortar despesas. A forma encontrada para para as desmontar no CATUR é que me parece ir ao desencontro da poupança Isto porque para tal deslocaram de FURANCUNGO, julgo que cinco militares dos quais eu fiz parte os outros como acima citei não me recordo dos nomes. O (Safari durou 44 dias)foi lindo mas mais que isso longo, logo penso dispendioso.Partida 10-11-1970 de avião até VILA CABRAL onde dormimos para no dia seguinte seguirmos de combóio para o CARUR duas horas de viagem das 06 ás 08 horas onde permanecemos até 29-11-70, mas não foi só descanso,barracas à parte ainda fiz reforço e fui a VILA CABRAL buscar penso que viveres  para a 4ª C.do B.CAÇ. 20 Vila Cabral? à data os inquilinos do CATUR  .A cruzada continuou 29-11-70 de combóio até NAMPULA  Dia 03-12-70 saida de avião para a BEIRA onde estadei até 07-12-70 depois nova corrida de avião para TETE local onde recuperei energia?,com muito calor,securas muitas, vontade das amadas LAURENTINAS mas sem (CHETA ) ufa!!! valeram-me os  AMIGOS um grupo de Fuzileiros que apareceram no meu caminho;e me presentearam várias vezes com Basucadas e vinho com a celebre mistura de COCA- COLA/PEPSICOLA.Onde quer que estejais o meu muito obrigado Grandes Camaradas, pois como isto não fosse pouco ainda me protegeram daquelas complicações da PM.e daqueles grupos que por vezes se gladiavam (misturas das várias elites militares e outras não era como a super cola 3 descolavam) obrigados FUSOS.À e o resto da viagem!!!em TETE continuei  ATÉ 21-12-70 para apanhar de novo o avião em MOATIZE e pôr fim a este filme em FURANCUNGO a 21-12-1970 pelas 13 horas mesmo a tempo de visitar a CANTINA DO MARTA  tá-se mesmo a ver já havia uns cobres, o meu amigo 1º SARGENTO (???) tinha-o  bem guardado e a nossa espera ,a ELE o meu muito obrigado não por isto mas pelas muitas cervejas que me pagou sabia das nossas necessidades.Não sei qual foi a 1ªamante,LAURENTINA ,MANICA 2M pouco importa foram muitas concerteza.Moral desta história quarenta e quatro dias  vezes cinco homens para desmontar  três ou quatro barracas o que em boa verdade foi feito em apenas três dias 12/13 e 14-11-1970 Não me lembro a data da chegada das barracas, provavelmente já estavam habitadas barato não foi mas divertido quanto basta.Quimarques Mensagem rectificada 4ª C.B.Caç 20Vila Cabral? em vez de C.Caç 2418

Recordar faz hoje 48 anos que no cais de Alcântara/R.Infataria 1 me separei do meu grande Amigo aqui na foto ao meu lado .Falo  de José  ...